A gestão cadastral como mecanismo de aumentar a renda das entidades territoriais através da cobrança do imposto predia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A obsolescência cadastral no território nacional introduziu a política pública do Cadastro Multifinalitário, que trouxe consigo a descentralização da função cadastral e sua consequente configuração no serviço público, agora prestado por entidades públicas como Gestores e por particulares como operadores, cuja colaboração no desempenho contribui para a recolha de informação predial nas suas componentes jurídica, física e económica, esta última traduzida na determinação da avaliação cadastral como base tributável do Imposto Predial Unificado e que gera a atividade de atualização para aumentar a arrecadação tributária dos municípios apesar de os limites introduzidos para mitigar os aumentos deste imposto e com as consequências que esse aumento traz para o contribuinte.
Consequentemente, o objetivo deste trabalho é analisar o marco regulatório da descentralização do cadastro a partir da introdução do novo responsável pela prestação do serviço público de gestão cadastral, para o qual o procedimento de autorização será considerado como requisito a ser catalogado como gestor, bem como os processos de capacitação, atualização, conservação e divulgação que o prestador de serviço deve realizar e, com base neles, estabelecer as consequências da implantação do Imposto Predial Unificado, olhando especificamente seus componentes de um ponto de vista cadastral para concluir como a atividade do gestor cadastral aumenta o pagamento deste imposto.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências (assistir)
Acevedo Zapata, S. (2017). Impuesto predial. Universidad Externado de Colombia.
Barranquilla, A. d. (2021, 9 de julio). Alcaldía de Barranquilla Noticias. https://www.barranquilla.gov.co/hacienda/recaudo-impuesto-predial-alcanza-78-porciento-meta-2021
Blu Radio. (2021, 8 de octubre de 2021). Blu Radio. https://www.bluradio.com/nacion/habra-un-aumento-en-el-impuesto-predial-en-25-municipios-de-cundinamarca
Camacho Montoya, Á. E. (1997). Tributos sobre la propiedad raíz en Colombia. Legis.
Caracol Radio. (2021, 10 de diciembre). caracol.com.co. https://caracol.com.co/emisora/2021/12/10/bucaramanga/1639135416_482015.html?ssm=whatsapp
Comisión de Estudio del Sistema Tributario Territorial. (2020). Informe Final 2020. https://economia.uniandes.edu.co/cede/comision-de-estudio-del-sistema-tributario-
Territorial Congreso de la República de Colombia. (1990, 18 de diciembre). Ley 44 de 1990.
Congreso de la República de Colombia. (2015, 9 de junio). D.O. 49538.
Consejo de Estado [C. E.], 6 de abril de 2006, Sentencia 14938, 25000-23-27-000-2001-01189-01.
Consejo de Estado [C. E.], 29 de mayo de 2014, Sala de lo Contensioso Amisnistrativo, Sección Cuarta, 730012331000201000391 01.
Consejo de Estado [C. E.], 25 de noviembre de 2014, Sentencia 23001-23-31-000-2007-00504-01(19035).
Consejo de Estado [C. E.], Sección Cuarta, 26 de mayo de 2016, Sentencia 250002327000201100296 01.
Consejo Nacional de Política Económica y Social. (2021, 20 de diciembre). CONPES 4066. Reajuste Avalúos Catastrales para la vigencia 2022.
Departamento Nacional de Planación. (s. f.). Catastro multipropósito. https://catastromultiproposito.dnp.gov.co/entes-territoriales/Paginas/uso-para-el-fortalecimiento-fiscal.aspx
Departamento Nacional de Planeación. (2019). Programa Nacional de Delegación de Competencias Diferenciadas, criterios generales . actualización medición 2019. https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Desarrollo%20Territorial/Criterios%20generales%20PNCD%20actualizados.pdf
Departamento Nacional de Planeación. (2016, 13 de junio). CONPES 3859. Política parala adopción e implementación de un catastro multipropósito rural y urbano, 4. https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Conpes/Econ%C3%B3micos/3859.pdf
Departamento Nacional de Planeación. (2018, 26 de noviembre). CONPES 3951. Concepto Favorable a la Nación para contratar operaciones de crédito externo con la banca multilateral hasta por USD 150 millones, o su equivalente en otras monedas, 19. https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Conpes/Econ%C3%B3micos/3951.pdf
Departamento Nacional de Planeación. (2019, 26 de marzo). CONPES 3858. Estrategia para la Implementación de la política pública de catastro multipropósito. https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Desarrollo%20Territorial/01_Libro.pdf
Departamento Nacional de Planeación. (s. f.). Catastro multipropósito. https://catastromultiproposito.dnp.gov.co/entes-territoriales/Paginas/como-financiar-la-gestion-catastral.aspx
Departamento Nacional de Planeación. (s. f.). Guía para el uso de la base catastral en la aplicación del artículo 2 de la Ley 1955 de 2019. https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Desarrollo%20Territorial/Portal%20Territorial/Kit%20Asociatividad%20Territorial/guia-BaseCatastral.pdf
Departamento Nacional de Planeación. (s. f.). Guía para el uso de la Base Catastral en la aplicación del Artículo 2 de la Ley 1955 de 2019. https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Desarrollo%20Territorial/Portal%20Territorial/Kit%20Asociatividad%20Territorial/guia-BaseCatastral.pdf
DNP, DANE y IGAC. (2020). Actualización catastral con enfoque multipropósito. https://proyectostipo.dnp.gov.co/images/pdf/CatastroMultiproposito/GUIA_METODOLOGICA_FINAL_02_03_21_VF_DANE_IGAC.pdf
Duque Cante, N. (2017, junio). Importancia de la categorización territorial para la descentralización y las relaciones intergubernamentales en Colombia. Revista Derecho del Estado, 38, 67-95. doi: https://doi.org/10.18601/01229893.n38.03
El Heraldo. (2022, 7 de enero). El Heraldo.com. https://www.elheraldo.co/barranquilla/en-2022-distrito-ha-recaudado-1525-millones-por-impuesto-predial-878255
El Tiempo. (2021, 17 de febrero). El Tiempo.com. https://www.eltiempo.com/bogota/bogota-aumentos-hasta-del-500-en-predial-causa-de-protestas-en-soacha-567740
Instituto Geográfico Agustín Codazzi (IGAC). (2017). Resolución 341. https://www.igac.gov.co/sites/igac.gov.co/files/normograma/resolucion_341_de_2017.pdf
Instituto Geográfico Agustín Codazzi (IGAC). (2019). Informe de Rendición de Cuentas. 9. https://www.igac.gov.co/sites/igac.gov.co/files/informe_rendicion_de_cuentas_acuerdo_de_paz_igac_2019_1_2.pdf
Instituto Geográfico Agustín Codazzi (IGAC). (2021, 19 de agosto). Resolución 1149 de
9 y 10.
Ministerio de Hacienda Dirección de Apoyo Fiscal. (s. f.). El marco fiscal de mediano plazo. Herramienta estratégica de planeación financiera a mediano plazo en entidades
territoriales, 5. https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Desarrollo%20Territorial/Portal%20Territorial/Cartilla%20Marco%20Fiscal.pdf
Secretaría de Hacienda. (2005). Impuesto predial unificado compendio doctrinal (vol. II). Semana. (2021, 22 de diciembre). Bogotá recaudó $ 9,94 billones en este 2021 y cumplió con la meta establecida para este año. Revista Semana, 1. https://www.semana.com/economia/macroeconomia/articulo/bogota-recaudo-994-billones-en-este-2021-y-cumplio-con-la-meta-establecida-para-este-ano/202116/
